O Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologias e Inovação (MESCTI) vai investir até 2,1 biliões de kwanzas na aquisição de equipamentos para a instalação de três Pontos de Presença (PoPs) e da infraestrutura de um Centro de Operações de Rede (NOC).
O montante, equivalente a cerca de 2,3 milhões de dólares norte-americanos, segundo a taxa de câmbio do Banco Nacional de Angola, consta do Plano Anual de Contratação 2026 do MESCTI, disponibilizado no Nsango Digital através do Portal de Compras Públicas, sob gestão do Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), tutelado pelo Ministério das Finanças.
Os PoPs são pontos físicos onde operadores de telecomunicações e provedores de Internet oferecem acesso às suas redes, funcionando como “portas de entrada” para a Internet e permitindo uma conexão rápida e eficiente de utilizadores e empresas à rede global.
O NOC, por outro lado, atua como a “sala de controlo” da rede, onde as equipas de gestão monitorizam o tráfego, previnem falhas e asseguram a disponibilidade e a segurança dos serviços de telecomunicações e tecnologias de informação.
Com este investimento, o MESCTI pretende reforçar a infraestrutura de rede e a conectividade, garantindo melhor acesso à Internet, monitoramento mais eficiente e maior capacidade tecnológica para suportar serviços digitais avançados.









