O Executivo angolano decidiu não incluir a expansão da cobertura de Internet 3G no programa de “Expansão e Modernização das Comunicações” do país, apurou o Nsango Digital ao analisar o Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2026.
Segundo os dados do OGE, a rede 3G é a única rubrica excluída da lista do programa, enquanto os restantes projectos continuam previstos no plano de melhoria e alargamento das comunicações em Angola.
No “Relatório de Fundamentação do OGE”, onde o Governo justifica as decisões sobre despesas e receitas, não são especificadas as razões que motivaram a retirada da cobertura 3G do programa.
Apesar da ausência de detalhes oficiais, o Nsango Digital constatou que a medida surge após o Executivo ter aumentado, nos últimos orçamentos, a verba destinada ao alargamento da rede 3G no país. Entre 2024 e 2025, o montante reservado para este projecto passou de 28,4 milhões de kwanzas para 29 milhões de kwanzas, um aumento superior a 565 mil kwanzas.
Redução de 30% no orçamento do programa
No OGE de 2026, o Governo prevê cabimentar 159,2 mil milhões de kwanzas para o programa de “Expansão e Modernização das Comunicações”, contra os 229,3 mil milhões de kwanzas inscritos em 2025.
Cálculos do Nsango Digital, com base na rubrica resumo da despesa por programa detalhado, indicam que, no total, o projecto sofreu uma redução de cerca de 30,5% do orçamento.
O corte acontece um ano depois de um reforço orçamental significativo. Em 2024, foram inscritos 7,4 mil milhões de kwanzas (8,1 milhões de dólares) para o programa, verba que no OGE de 2025 aumentou mais de 30 vezes.









